Home
Quem Somos
Associe-se
Contato
    
Canal IOB
+
Associe-se
+
CRC Jovem
CRC Virtual
+
CRC Mulher
Des. Profissional CRC SP
+
Cursos IOB
Links Úteis
+
Eventos Contábeis
Configure seu e-mail

Insira o Portal do Contabilista em seus favoritos
Faça do Portal do
Contabilista sua
página inicial
 

Parceria


 

Canal IOB

voltar

01/11/2007 09:09:00
Contabilidade - Conceito de custeio por absorção

Entende-se por custeio por absorção a apropriação, aos produtos elaborados pela empresa, de todos os custos incorridos no processo de fabricação, quer estejam diretamente vinculados ao produto, quer se refiram à tarefa de produção em geral e só possam ser alocados aos bens fabricados indiretamente, isto é, mediante rateio.

 

Nesse método de custeio, passam a integrar o valor contábil dos produtos acabados,  tanto os custos que são variáveis (que só existem quando cada unidade é produzida) quanto os fixos (que independem da quantidade produzida, relacionando-se mais com a criação das condições de produção).

 

No custeio por absorção é como se a empresa estivesse separada em duas partes: a fábrica e a atividade comercial; e é como se esta última adquirisse da fábrica os produtos por ela elaborados por um valor tal que cobrisse tudo o que a fábrica tenha gasto para produzi-los.

 

A totalidade desses custos de fabricação é atribuída a todos os produtos e só será descarregada para despesas, afetando o resultado do período, quando forem vendidos. Deriva dessa concepção, inclusive, a distinção entre custo e despesa na empresa industrial.

Editorial IOB




 

Destaques

 

Dicas IOB

Informações IOB - Simples Nacional - Clique aqui!
Conheça as dicas de Livros IOB e aproveite.
Veja aqui os melhores Cursos IOB.
 

Enquete

© Copyright 2007 Contabilista - SP . Todos os direitos reservados