Home
Quem Somos
Associe-se
Contato
    
Canal IOB
+
Associe-se
+
CRC Jovem
CRC Virtual
+
CRC Mulher
Des. Profissional CRC SP
+
Cursos IOB
Links Úteis
+
Eventos Contábeis
Configure seu e-mail

Insira o Portal do Contabilista em seus favoritos
Faça do Portal do
Contabilista sua
página inicial
 

Parceria


 

Canal IOB

voltar

11/02/2008 07:54:00
Contabilidade - Compensação de prejuízo com lucros e/ou reservas

Nas sociedades por ações, em face do disposto no parágrafo único do art. 189 da Lei nº 6.404/1976, o prejuízo do exercício deverá, obrigatoriamente, ser absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros e pela reserva legal, nessa ordem.

 

Se anteriormente à transferência do prejuízo do exercício houver saldo credor (lucro) na conta de lucros ou prejuízos acumulados, a compensação dar-se-á automaticamente. Entretanto, se não existir saldo credor nessa conta ou o saldo credor que houver não for suficiente para absorver integralmente o prejuízo do exercício, será necessário fazer um lançamento de compensação com reservas de lucros, se houver.

 

A reserva legal somente pode ser utilizada em último caso, isto é, se não houver saldo suficiente em outras contas de reservas de lucros.

 

Admitindo-se a hipótese de não existir saldo anterior na conta de lucros ou prejuízos acumulados, a compensação do prejuízo com reservas de lucros ensejaria o seguinte lançamento:

 

D - Reservas de Lucros (Patrimônio Líquido)

C - Lucros ou Prejuízos Acumulados (Patrimônio Líquido)

 

Inexistindo reservas de lucros ou se o valor dessas for insuficiente para absorver o prejuízo, o valor remanescente poderá ser absorvido pelas reservas de capital (Lei nº 6.404/1976, art. 200, inciso I). Observe-se, porém, que a absorção de prejuízos por outras reservas que não as de lucros não é obrigatória.

Editorial IOB




 

Destaques

 

Dicas IOB

Informações IOB - Simples Nacional - Clique aqui!
Conheça as dicas de Livros IOB e aproveite.
Veja aqui os melhores Cursos IOB.
 

Enquete

© Copyright 2007 Contabilista - SP . Todos os direitos reservados