Home
Quem Somos
Associe-se
Contato
    
Canal IOB
+
Associe-se
+
CRC Jovem
CRC Virtual
+
CRC Mulher
Des. Profissional CRC SP
+
Cursos IOB
Links Úteis
+
Eventos Contábeis
Configure seu e-mail

Insira o Portal do Contabilista em seus favoritos
Faça do Portal do
Contabilista sua
página inicial
 

Parceria


 

Canal IOB

voltar

26/12/2008 08:22:00
Sped Contábil - Plano de Contas Referencial - Conceito e finalidade

O Plano de Contas Referencial (registro I051) instituído pelo Sped é um plano de contas elaborado com base na Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).

 

As pessoas jurídicas em geral devem utilizar o plano publicado pela Receita Federal pelo Ato Declaratório Cofis nº 36/2007, as instituições financeiras devem utilizar o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (Cosif) e as seguradoras não precisam informar o registro I051.

 

O Plano de Contas Referencial tem por finalidade estabelecer uma relação (um “de-para”) entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e um padrão, possibilitando a eliminação de fichas da DIPJ.

 

O e-Lalur (Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real) importará dados da escrituração contábil digital e montará um “rascunho” correspondente a várias das fichas hoje existentes na DIPJ.

 

Assim, quanto mais precisa for sua indicação dos códigos das contas referenciais no registro I051, menor o trabalho no preenchimento do e-Lalur. Quaisquer equívocos na sua indicação no Plano de Contas Referencial poderão ser corrigidos no e-Lalur.

Editorial IOB




 

Destaques

 

Dicas IOB

Informações IOB - Simples Nacional - Clique aqui!
Conheça as dicas de Livros IOB e aproveite.
Veja aqui os melhores Cursos IOB.
 

Enquete

© Copyright 2007 Contabilista - SP . Todos os direitos reservados